ANTÓNIO DE SOUSA DIAS

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Entrada Bio Nota Biográfica
Bio


Resumo

Nascido em 1959, Lisboa. Compositor. Desde 1984 a composição de música para o cinema e a televisão adquire uma importância específica na minha produção musical.

Referências académicas:
  • 2008/2009
    • Professor em Paris VIII : Composition Électroacoustique II. 
    • Responsável pelo seminário « Computer Music II: Acousmatic Composition » e co-responsável pelo seminário « Sound and Music Design for Moving Images » do doutoramento em « Ciência e Tecnologia das Artes: Especialização em Informática Musical (Computer music) ».
    • Post-doctorando no CITAR / UCP, Porto e investigador convidado no CICM / UP8 / MSH-PN.
  • 2007/2008
    • Professor em Paris VIII : Composition Électroacoustique I et II.
    • Qualificado para as funções de Maître de Conférences, section 18, CNU - Conseil National des Universités (France).
    • Post-doctorando no CICM e no CITAR / UCP, Porto. Integrado no CITAR - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes / Escola das Artes / Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho Científico do CITAR.
    • Membro do Conselho Científico do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (IPA), Lisboa.
  • 2006
    • Post-doctorando no CICM, MSH Paris Nord / Université Paris VIII, com uma bolsa de investigação atribuída pela Fundação para a Ciencia e a Tecnologia (FCT) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Portugal). Projecto : InstallaSon - KITTy : Vers le développement d’outils d’assistance à la conception et construction d’espaces musicaux navigables.
  • 2005 – Doutoramento em Esthétiques, Sciences et Technologies des Arts (Université de Paris VIII), sob a direcção de Horacio Vaggione. Dissertação : « L’Objet sonore : Situation, évaluation et potentialités », soutenue le 23.11.05, mention « Très honorable avec félicitations du jury ». Jury : M. Jean-Claude RISSET (président) ; M. Makis SOLOMOS ; M. Horacio VAGGIONE.
  • 2002-2005 – Doctorando em Paris VIII com uma bolsa de doutoramento atribuída pela FCT/MCTES.
  • 1995-2001 - Subdirector da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa (ESML - IPL) e membro do Conselho Científico. 
  • 1992-2001 - Equiparado a professor Adjunto (ESML): Curso Superior de Composição, disciplinas: Composição, Projecto, de 1999 e de 2000) e de Música Electroacústica).
  • 1987-1990 – Assistente de 1º e posteriormente 2º triénio (ESML): Curso Superior de Composição.
  • 1986 – Diplomado com Curso Superior de Composição pelo Conservatório Nacional de Lisboa (classe de Constança Capdeville). Curso de Programação de Computadores, INA -Instituto Nacional de Administração.
  • 1985-1987 – Professor no Conservatório Nacional de Lisboa: Harmonia e Contraponto (1985-86) e Análise e Técnicas de Composição (1985-87).

Actualizado em Quinta, 21 Maio 2009 15:23
 

Nota biográfica

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António de Sousa Dias, Compositor e investigador (Lisboa, 1959).

Compositor, artista multimédia e investigador, António de Sousa Dias divide seu trabalho entre a criação, a pesquisa e o ensino.
Doutorado em Musicologia (Paris 8), é autor de obras explorando diversas formações e géneros (instrumental, electroacústico e misto), bem como de música para filmes, documentários e animação. A performance e o teatro musical (enquanto autor, músico, e performer) também desempenham um papel importante no seu percurso.
As suas pesquisas no campo da criação musical e ambientes virtuais levaram-no ao desenvolvimento de ferramentas de assistência à concepção e construção de espaços musicais e audiovisuais navegáveis. Paralelamente, iniciou um trabalho de pesquisa na área da criação visual. É o autor da série Tonnetz (MNAC, Lisboa, 2011), de A Dama e o Unicórnio (poema de Maria Teresa Horta, TMSL / Temps d’Images / Dom Quixote, 2013) e co-autor de Natureza Morta | Stilleben de Susana de Sousa Dias (MNAC, Lisboa, 2010).
Actualmente é membro do CITAR (EA / Universidade Católica Portuguesa) dirigindo pesquisas no doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes.

 

Actualizado em Terça, 05 Janeiro 2016 18:17
 

Apresentação

A minha actividade sempre se dividiu entre a composição, o ensino e a investigação. No meu trabalho (composições, realizações e publicações), estas três frentes são assumidas conjuntamente na medida em que atravessam domínios e temas recorrentes. Estes incidem principalmente sobre a problemática da escuta, a investigação de ferramentas para escrita musical, a articulação entre música e imagem e a investigação das potencialidades decorrentes do impacto das tecnologias da informação na composição musical.

As conclusões procedentes do meu trabalho de doutoramento (a obra como interface para uma base de dados musicais), por exemplo,  tiveram implicações sobre a forma de encarar as minhas próprias obras, nomeadamente a partir de 2005. Os instrumentos informáticos que concebi ou transcrevi têm tido aplicações nos meus métodos de ensino, nas minhas obras e têm contribuído para a minha reflexão teórica.

Por último, o meu trabalho de criação musical na área do cinema e da arte contemporânea permitiu-me iniciar uma investigação sobre articulações entre imagem e som, cujos resultados têm sido publicados, abrindo novas perspectivas nos domínios do multimédia e da instalação no meu trabalho.

Actualizado em Quinta, 21 Maio 2009 15:23
 

Habilitações

Académicas
  • Qualificado pelo CNU - Conseil National des Universités (France) para as funções de Maître de Conférences, section 18  (Architecture, arts appliqués, arts plastiques, arts du spectacle, musicologie, musique Architecture, arts appliqués, arts plastiques, arts du spectacle, musicologie, musique), em Fevereiro de 2007.
  • Doutorado pela Universidade de Paris VIII, em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes, especialidade em Música, sob orientação de Horacio Vaggione com a menção “Très honorable avec félicitations” (em 23 de Novembro de 2005). Título da dissertação : « L’Objet sonore : Situation, évaluation et potentialities – Un paradigme pour la création d’outils de composition musicale ».
Júri : M. Jean-Claude RISSET (presidente) ; M. Makis SOLOMOS ; M. Horacio VAGGIONE.
Abstract: We propose a study on the composition potentialities resulting from the conjunction of the sound object concept and the progressive transfer of musical technologies to the digital media. Beginning with the sound object of Schaeffer, through the writings of other authors (Bayle, Smalley, Wishart), we arrive at the digital sound object concept of Vaggione, which articulates this conjunction. Two consequences result: the statement of the enlargement of musical writing and a compositional attitude based upon the idea of a work as the result of an interface to a musical database (adapted from Manovich). Finally we describe the software and the works which guided us to two concrete results: a software for external patches management (KITTy) and the music for the found footage documentary Natureza Morta which would not have been possible without the reflection and consequences presented here.
  • Mestrado em Ciências Musicais da Universidade de Paris VIII, França, concluido no ano lectivo de 1998/99 com a classificação de Muito Bom. (Equivalência a mestrado concedida pela Universidade Nova de Lisboa)
  • DEA "Esthétiques, Technologies et Création Artistiques" - UFR Arts, Philosophie et Esthètique, Universidade de Paris VIII, sob orientação de Horacio Vaggione ano lectivo de 1998/1999.
Seminários: Histoire et analyse Musicale (Francis Bayer); Analyse Approfondie (Francis Bayer); Musique et Ordinateur — Composition et Recherche (Horacio Vaggione); Composition et Recherche (Horacio Vaggione)
  • Mémoire de DEA: L'Objet Sonore: Situation, Évaluation et Potentialités, defendido em 4.10.99 com a menção "Trés Bien (105/120)"
  • 2º ano (incompleto) do Curso de Electrónica e Telecomunicações do Instituto Superior Técnico, anos lectivos de 1977/78 e 1978/79 tendo concluído com aproveitamento as seguintes cadeiras:
  • Análise Matemática I, II, III e IV; Álgebra Linear e Geometria Analítica; História das Ciências; Química Geral I e II; Mecânica Geral; Electromagnetismo; Métodos Estatísticos; Desenho I e II; Sistemas Lógicos; Computadores.
  • 2º ano do Curso Complementar dos Liceus concluído no ano lectivo de 1975/76.
Musicais
  • Curso Superior de Composição do Conservatório de Lisboa concluído no ano lectivo de 1985/86 com a classificação de 19 valores, com aprovação nas seguintes disciplinas:
Acústica (17 valores), 3º. ano de História da Música (16 valores), 6º. ano de Educação Musical (18 valores), 6º. ano de Piano (11 valores), 3º. ano do Curso Geral de Composição — Harmonia (18 valores),  classes das professoras Constança Capdeville e Elisa Lamas; 4º. ano do Curso Geral de Composição — Contraponto (17 valores), classe da professora Constança Capdeville; 2º. ano do Curso Superior de Composição — Fuga (18 valores), classe do professor Christopher Bochmann; 4º. ano do Curso Superior de Composição — Sonata e Orquestração (19 valores), classe da professora Constança Capdeville.
  • 1º ano do Curso de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, ano lectivo de 1984/85, tendo concluído com aproveitamento as seguintes cadeiras:
Estética; Fontes e Metodologia de Investigação; Acústica; Análise IV; As Grandes Correntes da História da Música IV; Teoria III.
Actualizado em Quinta, 21 Maio 2009 15:25
 

Formação Profissional

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Participação no « Jamoma Workshop », GMEA, Albi, Março de 2007.
Frequência do Curso Composição Electroacústica orientado por Hans Tutshku, Festival Música Viva 2001, Porto, Abril de 2001.
Frequência do Curso de Música por Computador orientado por Jean Claude Risset, Festival Música Viva 2001, Porto, Abril de 2001.
Colóquio Max/MSP integrado no Festival de Música Acusmática, Bourges  Junho de 2000.
Frequência do Curso de MSP avançado orientado por Cort Lippe, Festival Música Viva 2000, Abril de 2000.
Colóquio “Síntese Sonora” promovido por Horacio Vaggione, com a presença de Curtis Roads, Daniel Arfib e Jean Claude Risset, Universidade de Saint Denis, Paris VIII, Novembro de 1999.
Frequência do estágio «Max», IRCAM, Janeiro de 1998.
Frequência do estágio «AudioSculpt: les bases», IRCAM, Novembro de 1997.
Frequência do estágio «Modalys: synthèse par modeles physiques», IRCAM, Maio de 1997.
Frequência da «Académie d'Été» realizada no IRCAM Junho/Julho de 1994 (compositores J C Risset; ).
Frequência da «Académie d'Été» realizada no IRCAM Junho/Julho de 1993 (compositores Tristan Murail; Phillipe Manoury).
Frequência do estágio «Composition Musicale Assistée par Ordinateur», IRCAM, Junho de 1991.
Frequência do 1º Curso de Música Electrónica, Escola Superior de Música do Porto, Janeiro de 1991.
Frequência do estágio «Synthèse Sonore», IRCAM, Dezembro de 1990.
Frequência do estágio «Analyse Musical Assistée par Ordinateur», IRCAM, Maio de 1990.
Frequência do «3ème Atelier International Autour de l'UPIC», Paris, Abril/Maio de 1990.
Frequência do estágio/atelier «M.E.A.O. - Musique Electroacoustique Assistée par Ordinateur» realizado em colaboração GRM/ADAC - Mairie de Paris, Janeiro a Abril de 1990.
Frequência e participação no curso/colóquio para professores de composição ministrado e orientado pelo professor Christopher Bochmann no Instituto Gregoriano de Lisboa, nos dias 22 e 23 de Setembro de 1988.
Frequência dos workshops Computadores na Educação Musical, Escrita Musical e Sistemas MIDI, dirigidos pelo Polo do Minho do Projecto Minerva, realizados em Dezembro de 1987 e Junho de 1988 no A.C.A.R.T.E. no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Frequência do Curso Intensivo de Introdução à Análise ministrado pelo professor Christopher Bochmann no Instituto Gregoriano de Lisboa, de 21.09.1987 a 25.09.1987.
Curso de Programação de Computadores, ministrado no I.N.A., Instituto Nacional de Administração, de 07.10.1985 a 31.01.1986, com a classificação final de 16 valores constituído pelos seguintes módulos:
Noções Gerais de Informática; Introdução aos Computadores; Organização da Informação; Introdução à Programação Estruturada; Metodologia LCP; Técnicas Complementares de Programação; Outras Metodologias de Programação; Linguagem Cobol; «Job Control» e Utilitários; Trabalho Prático.
Frequência da Escola de Jazz do Hot-Club de Portugal, nos anos lectivos de 1979/80 e de 1983/84.
Frequência dos Seminários de Jazz de
(a) Takashi Kako ministrado no Zodíaco ano de 1978
(b) 1º. Festival de Jazz contemporâneo de Setúbal, seminários de Andrea Centazzo, Workshop de Lyon e Dominique Lazlo.
1º. Curso de Direcção Coral, promovido pela A.C.A.A.L., Associação dos Coros Amadores da Área de Lisboa, dirigido por Luís Pedro Faro e Francisco d'Orey.

Actualizado em Quarta, 06 Maio 2009 18:16
 


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