ANTÓNIO DE SOUSA DIAS

Bio, works, projects, writings...

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Bio CV
CV


Resumo

There are no translations available.

Nascido em 1959, Lisboa. Compositor. Desde 1984 a composição de música para o cinema e a televisão adquire uma importância específica na minha produção musical.

Referências académicas:
  • 2008/2009
    • Professor em Paris VIII : Composition Électroacoustique II. 
    • Responsável pelo seminário « Computer Music II: Acousmatic Composition » e co-responsável pelo seminário « Sound and Music Design for Moving Images » do doutoramento em « Ciência e Tecnologia das Artes: Especialização em Informática Musical (Computer music) ».
    • Post-doctorando no CITAR / UCP, Porto e investigador convidado no CICM / UP8 / MSH-PN.
  • 2007/2008
    • Professor em Paris VIII : Composition Électroacoustique I et II.
    • Qualificado para as funções de Maître de Conférences, section 18, CNU - Conseil National des Universités (France).
    • Post-doctorando no CICM e no CITAR / UCP, Porto. Integrado no CITAR - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes / Escola das Artes / Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho Científico do CITAR.
    • Membro do Conselho Científico do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (IPA), Lisboa.
  • 2006
    • Post-doctorando no CICM, MSH Paris Nord / Université Paris VIII, com uma bolsa de investigação atribuída pela Fundação para a Ciencia e a Tecnologia (FCT) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Portugal). Projecto : InstallaSon - KITTy : Vers le développement d’outils d’assistance à la conception et construction d’espaces musicaux navigables.
  • 2005 – Doutoramento em Esthétiques, Sciences et Technologies des Arts (Université de Paris VIII), sob a direcção de Horacio Vaggione. Dissertação : « L’Objet sonore : Situation, évaluation et potentialités », soutenue le 23.11.05, mention « Très honorable avec félicitations du jury ». Jury : M. Jean-Claude RISSET (président) ; M. Makis SOLOMOS ; M. Horacio VAGGIONE.
  • 2002-2005 – Doctorando em Paris VIII com uma bolsa de doutoramento atribuída pela FCT/MCTES.
  • 1995-2001 - Subdirector da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa (ESML - IPL) e membro do Conselho Científico. 
  • 1992-2001 - Equiparado a professor Adjunto (ESML): Curso Superior de Composição, disciplinas: Composição, Projecto, de 1999 e de 2000) e de Música Electroacústica).
  • 1987-1990 – Assistente de 1º e posteriormente 2º triénio (ESML): Curso Superior de Composição.
  • 1986 – Diplomado com Curso Superior de Composição pelo Conservatório Nacional de Lisboa (classe de Constança Capdeville). Curso de Programação de Computadores, INA -Instituto Nacional de Administração.
  • 1985-1987 – Professor no Conservatório Nacional de Lisboa: Harmonia e Contraponto (1985-86) e Análise e Técnicas de Composição (1985-87).

Last Updated on Thursday, 21 May 2009 15:23
 

Apresentação

There are no translations available.

A minha actividade sempre se dividiu entre a composição, o ensino e a investigação. No meu trabalho (composições, realizações e publicações), estas três frentes são assumidas conjuntamente na medida em que atravessam domínios e temas recorrentes. Estes incidem principalmente sobre a problemática da escuta, a investigação de ferramentas para escrita musical, a articulação entre música e imagem e a investigação das potencialidades decorrentes do impacto das tecnologias da informação na composição musical.

As conclusões procedentes do meu trabalho de doutoramento (a obra como interface para uma base de dados musicais), por exemplo,  tiveram implicações sobre a forma de encarar as minhas próprias obras, nomeadamente a partir de 2005. Os instrumentos informáticos que concebi ou transcrevi têm tido aplicações nos meus métodos de ensino, nas minhas obras e têm contribuído para a minha reflexão teórica.

Por último, o meu trabalho de criação musical na área do cinema e da arte contemporânea permitiu-me iniciar uma investigação sobre articulações entre imagem e som, cujos resultados têm sido publicados, abrindo novas perspectivas nos domínios do multimédia e da instalação no meu trabalho.

Last Updated on Thursday, 21 May 2009 15:23
 

Habilitações

There are no translations available.

Académicas
  • Qualificado pelo CNU - Conseil National des Universités (France) para as funções de Maître de Conférences, section 18  (Architecture, arts appliqués, arts plastiques, arts du spectacle, musicologie, musique Architecture, arts appliqués, arts plastiques, arts du spectacle, musicologie, musique), em Fevereiro de 2007.
  • Doutorado pela Universidade de Paris VIII, em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes, especialidade em Música, sob orientação de Horacio Vaggione com a menção “Très honorable avec félicitations” (em 23 de Novembro de 2005). Título da dissertação : « L’Objet sonore : Situation, évaluation et potentialities – Un paradigme pour la création d’outils de composition musicale ».
Júri : M. Jean-Claude RISSET (presidente) ; M. Makis SOLOMOS ; M. Horacio VAGGIONE.
Abstract: We propose a study on the composition potentialities resulting from the conjunction of the sound object concept and the progressive transfer of musical technologies to the digital media. Beginning with the sound object of Schaeffer, through the writings of other authors (Bayle, Smalley, Wishart), we arrive at the digital sound object concept of Vaggione, which articulates this conjunction. Two consequences result: the statement of the enlargement of musical writing and a compositional attitude based upon the idea of a work as the result of an interface to a musical database (adapted from Manovich). Finally we describe the software and the works which guided us to two concrete results: a software for external patches management (KITTy) and the music for the found footage documentary Natureza Morta which would not have been possible without the reflection and consequences presented here.
  • Mestrado em Ciências Musicais da Universidade de Paris VIII, França, concluido no ano lectivo de 1998/99 com a classificação de Muito Bom. (Equivalência a mestrado concedida pela Universidade Nova de Lisboa)
  • DEA "Esthétiques, Technologies et Création Artistiques" - UFR Arts, Philosophie et Esthètique, Universidade de Paris VIII, sob orientação de Horacio Vaggione ano lectivo de 1998/1999.
Seminários: Histoire et analyse Musicale (Francis Bayer); Analyse Approfondie (Francis Bayer); Musique et Ordinateur — Composition et Recherche (Horacio Vaggione); Composition et Recherche (Horacio Vaggione)
  • Mémoire de DEA: L'Objet Sonore: Situation, Évaluation et Potentialités, defendido em 4.10.99 com a menção "Trés Bien (105/120)"
  • 2º ano (incompleto) do Curso de Electrónica e Telecomunicações do Instituto Superior Técnico, anos lectivos de 1977/78 e 1978/79 tendo concluído com aproveitamento as seguintes cadeiras:
  • Análise Matemática I, II, III e IV; Álgebra Linear e Geometria Analítica; História das Ciências; Química Geral I e II; Mecânica Geral; Electromagnetismo; Métodos Estatísticos; Desenho I e II; Sistemas Lógicos; Computadores.
  • 2º ano do Curso Complementar dos Liceus concluído no ano lectivo de 1975/76.
Musicais
  • Curso Superior de Composição do Conservatório de Lisboa concluído no ano lectivo de 1985/86 com a classificação de 19 valores, com aprovação nas seguintes disciplinas:
Acústica (17 valores), 3º. ano de História da Música (16 valores), 6º. ano de Educação Musical (18 valores), 6º. ano de Piano (11 valores), 3º. ano do Curso Geral de Composição — Harmonia (18 valores),  classes das professoras Constança Capdeville e Elisa Lamas; 4º. ano do Curso Geral de Composição — Contraponto (17 valores), classe da professora Constança Capdeville; 2º. ano do Curso Superior de Composição — Fuga (18 valores), classe do professor Christopher Bochmann; 4º. ano do Curso Superior de Composição — Sonata e Orquestração (19 valores), classe da professora Constança Capdeville.
  • 1º ano do Curso de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, ano lectivo de 1984/85, tendo concluído com aproveitamento as seguintes cadeiras:
Estética; Fontes e Metodologia de Investigação; Acústica; Análise IV; As Grandes Correntes da História da Música IV; Teoria III.
Last Updated on Thursday, 21 May 2009 15:25
 

Formação Profissional

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Participação no « Jamoma Workshop », GMEA, Albi, Março de 2007.
Frequência do Curso Composição Electroacústica orientado por Hans Tutshku, Festival Música Viva 2001, Porto, Abril de 2001.
Frequência do Curso de Música por Computador orientado por Jean Claude Risset, Festival Música Viva 2001, Porto, Abril de 2001.
Colóquio Max/MSP integrado no Festival de Música Acusmática, Bourges  Junho de 2000.
Frequência do Curso de MSP avançado orientado por Cort Lippe, Festival Música Viva 2000, Abril de 2000.
Colóquio “Síntese Sonora” promovido por Horacio Vaggione, com a presença de Curtis Roads, Daniel Arfib e Jean Claude Risset, Universidade de Saint Denis, Paris VIII, Novembro de 1999.
Frequência do estágio «Max», IRCAM, Janeiro de 1998.
Frequência do estágio «AudioSculpt: les bases», IRCAM, Novembro de 1997.
Frequência do estágio «Modalys: synthèse par modeles physiques», IRCAM, Maio de 1997.
Frequência da «Académie d'Été» realizada no IRCAM Junho/Julho de 1994 (compositores J C Risset; ).
Frequência da «Académie d'Été» realizada no IRCAM Junho/Julho de 1993 (compositores Tristan Murail; Phillipe Manoury).
Frequência do estágio «Composition Musicale Assistée par Ordinateur», IRCAM, Junho de 1991.
Frequência do 1º Curso de Música Electrónica, Escola Superior de Música do Porto, Janeiro de 1991.
Frequência do estágio «Synthèse Sonore», IRCAM, Dezembro de 1990.
Frequência do estágio «Analyse Musical Assistée par Ordinateur», IRCAM, Maio de 1990.
Frequência do «3ème Atelier International Autour de l'UPIC», Paris, Abril/Maio de 1990.
Frequência do estágio/atelier «M.E.A.O. - Musique Electroacoustique Assistée par Ordinateur» realizado em colaboração GRM/ADAC - Mairie de Paris, Janeiro a Abril de 1990.
Frequência e participação no curso/colóquio para professores de composição ministrado e orientado pelo professor Christopher Bochmann no Instituto Gregoriano de Lisboa, nos dias 22 e 23 de Setembro de 1988.
Frequência dos workshops Computadores na Educação Musical, Escrita Musical e Sistemas MIDI, dirigidos pelo Polo do Minho do Projecto Minerva, realizados em Dezembro de 1987 e Junho de 1988 no A.C.A.R.T.E. no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Frequência do Curso Intensivo de Introdução à Análise ministrado pelo professor Christopher Bochmann no Instituto Gregoriano de Lisboa, de 21.09.1987 a 25.09.1987.
Curso de Programação de Computadores, ministrado no I.N.A., Instituto Nacional de Administração, de 07.10.1985 a 31.01.1986, com a classificação final de 16 valores constituído pelos seguintes módulos:
Noções Gerais de Informática; Introdução aos Computadores; Organização da Informação; Introdução à Programação Estruturada; Metodologia LCP; Técnicas Complementares de Programação; Outras Metodologias de Programação; Linguagem Cobol; «Job Control» e Utilitários; Trabalho Prático.
Frequência da Escola de Jazz do Hot-Club de Portugal, nos anos lectivos de 1979/80 e de 1983/84.
Frequência dos Seminários de Jazz de
(a) Takashi Kako ministrado no Zodíaco ano de 1978
(b) 1º. Festival de Jazz contemporâneo de Setúbal, seminários de Andrea Centazzo, Workshop de Lyon e Dominique Lazlo.
1º. Curso de Direcção Coral, promovido pela A.C.A.A.L., Associação dos Coros Amadores da Área de Lisboa, dirigido por Luís Pedro Faro e Francisco d'Orey.

Last Updated on Wednesday, 06 May 2009 18:16
 

Actividade Profissional

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Actividade Académica
  • Responsável pelo seminário « Computer Music II: Acousmatic Composition » e co-responsável pelo seminário « Sound and Music Design for Moving Images » do doutoramento em « Ciência e Tecnologia das Artes: Especialização em Informática Musical (Computer music) », Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (desde Setembro de 2008).
  • Professor em Paris VIII, no âmbito do pós-doutoramento: disciplinas de Composition Électroacoustique I (L2) e de Composition Électroacoustique II (L3) (2007-2009).
  • Membro do Conselho Científico do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (IPA), Lisboa (desde 2007).
  • Post-doctorando no CICM, MSH Paris Nord / Université Paris VIII, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Portugal), a partir de Janeiro de 2006. Projecto : InstallaSon - KITTy : Vers le développement d’outils d’assistance à la conception et construction d’espaces sonores navigables. Desde Janeiro de 2007: Integrado no CITAR - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes / Escola das Artes / Universidade Católica Portuguesa, no projecto PRICES: Research Project in Interfaces and Instruments: Applications in Sonic Art.
  • Bolseiro de doutoramento integrado no CICM, MSH Paris Nord / Université Paris VIII (bolsa da Fundação para a Ciencia e a Tecnologia (FCT) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal), de Janeiro de 2002 a Novembro de 2005. Projecto : L’Objet sonore : Situation, évaluation et potentialities – Un paradigme pour la création d’outils de composition musicale.

  • Exerceu funções na Escola Superior de Música de Lisboa como equiparado a professor adjunto (desde 1993/94) (Electroacústica e Composição). Também na ESML leccionou durante os anos lectivos de 1987/88 a 1990/91 na qualidade de Assistente do Curso de Composição e exerceu funções como subdirector (desde Setembro de 1995 a Setembro de 2001). Colaborou também na realização de Conferências promovidas no âmbito do Curso de Composição da Escola. [Debussy, Berio, Lima, etc.]

  • Colaboração numa sessão sobre Música Electroacústica na Escola Superior de Educação de Lisboa, com orientação a cargo da Professora Maria José Artiaga, 2000.
  • Realização de um seminário sobre Composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, Junho de 1997.
  • Realização de seminário sobre Música Electroacústica na Escola Superior de Educação de Coimbra, Julho de 1998.
  • Colaboração com a Escola Superior de Dança de Lisboa. Sessões no âmbito das aulas de Música nos CESE, 1997/98 (protocolo com a ESML).
  • Leccionou durante os anos lectivos de 1985/86 e 1986/87 na Escola de Música do Conservatório Nacional as Disciplinas de Composição (Harmonia) e Análise e Técnicas de Composição.
  • Leccionou durante o ano lectivo de 1987/88 e 1990/91 o módulo de Contraponto Modal da disciplina de Harmonia e Contraponto do Curso de Ciências Musicais (Universidade Nova de Lisboa).
  • Leccionou desde o ano lectivo de 1991/92 até 1994/95 na Escola Profissional de Música de Almada as Disciplinas de Análise e Técnicas de Composição.
  • Realização de seminário sobre Composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, Junho de 1997.
  • Realização do seminário «Samplers: uma abordagem teórico prática» na Escola Superior de Música do Porto, a convite da Oficina Musical do Porto (dir. Álvaro Salazar), Novembro de 1991 a Janeiro de 1992.
  • Leccionou o módulo de «Novas Tecnologias e Música» integrado no «Curso para Instrumentistas de orquestra» e no «Curso de Animadores Musicais» organizados pelo Sindicato dos Músicos e com apoio financeiro do Fundo Social Europeu, Setembro a Dezembro de 1988.
  • Leccionou os módulos de «Síntese de Som» e «Aplicações de Microcomputadores em Composição» integrados na «Escola de Verão — Novas Tecnologias e Música» organizada pelo Polo do Minho do Projecto Minerva/Universidade do Minho, Setembro de 1989.
  • Leccionou os cursos de «Novas Tecnologias e Música» organizados pela DIACOMA Junho e Agosto de 1991, sendo também responsável pela orientação pedagógica do plano de formação 91/92.
  • Leccionou vários cursos dedicados ao tema «Tecnologias e Música» organizados pela Juventude Musical Portuguêsa / CCIM — "samplers", "síntese sonora", etc. — desde 1994, sendo também responsável pela orientação pedagógica do plano de formação desde 1993.
Experiência na orientação
  • Disciplina de Projecto (4º ano, da Licenciatura em Composição, ESML, 1999-2001) - orientação de monografias.
Actividades como intérprete
  • Membro do grupo ColecViva (dirigido por Constança Capdeville), desde Outubro de 1985, na qualidade de assistente de direcção, técnica e percussão.
  • Piano e direcção musical no single «Inácio», edição Rádio Triunfo, 1982.
  • Piano, sintetizadores e direcção musical do LP «Sara Santiago», edição Rádio Triunfo, 1983.
  • Percussão em «Pílades» de Pier Paolo Pasolini, encenação de Mário Feliciano, música de Constança Capdeville, estreia no Centro de Arte Moderna, C.A.M. em 30 de Setembro de 1985.
  • Participação como intérprete, assistente de técnica (produção e/ou montagem de bandas magnéticas) e direcção, em vários concertos do grupo ColecViva, dirigido por Constança Capdeville, entre os quais:
    • ... E Vibrato,
    • Memoriae (Quasi una Fantasia) II (1986)
    • Depois da Valsa (comemorações "Viena 1900") (1986)
    • Fe....de...ri...co (50º aniversário da morte de F. Garcia Lorca) (1987)
    • ... Para um Stabat Mater (1987)
    • The Cage ( 75º aniversário de John Cage)
    • Erik Satie, como toda a gente (textos e mús. E. Satie) (1989) prod. Palavras por Dentro.
    • Wom, wom cat(h)y (... para Cathy Berberian) (1990)
    • Silêncio, depois (textos Samuel Beckett),(1990) prod. Palavras por Dentro.
    • Take 91 (1991)
  • Responsável pela parte sonora de uma performance audio-visual sobre esculturas de Nuno da Câmara Pereira, Sociedade Nacional de Belas Artes, Junho de 1986.
  • Percussão na obra «Libera Me», de Constança Capdeville, executada pelo Coro Gulbenkian e dirigida por Jorge Matta (concertos e gravação em disco ed. DBN), Setembro de 1986.
  • Outras Actividades
  • Colaboração no programa «Informática» emitido pela RDP2 — Rádio Cultura, de Gil Montalverne, desde Março de 1993.
  • Colaboração com a firma Diacoma (Junho a Outubro de 1991).
  • Participação no projecto «Intelmúsica» (UNL — FCT), direcção de Rui Falcão. Projecto de pesquisa sobre a aplicação de Inteligência artificial em Composição Musical, em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências e Tecnologia.
  • "Gráficos Musicais" — programa para Atari ST destinado ao ensino de música, produzido em colaboração com Laura Prado (projecto MINERVA), Rui Falcão e Joaquim Franco (U.N.L. — F.S.T.) — premiado no 1º. Concurso Nacional de Software para Educação, G.E.P./Projecto Minerva.
  • Trabalho de investigação e análise «Claude Debussy e o acorde do Tristão» não publicado, apresentado em comunicação no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, 1988.
  • Trabalho de investigação «Musicalishes Wurfspiel de Mozart ou o domínio do acaso segundo Cardano e Galileu» (1988), não publicado, apresentado em conferência na Física, Torres Vedras em Outubro de 1991 conjuntamente com «Algumas Observações a Propósito de Carl Philip Emanuel Bach».
  • Colaboração activa como membro do grupo ColecViva nos seminários «O Teatro Musical e o Intérprete hoje I e III», orientados por Constança Capdeville e efectuado no Centro de Arte Moderna, C.A.M. em Fevereiro de 1986 e Julho de 1988.
  • Assistente de Som (Cinema) na CINEQUANON, 1976 77.

Last Updated on Sunday, 17 May 2009 14:33
 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  Next 
  •  End 
  • »


Page 1 of 2