ANTÓNIO DE SOUSA DIAS

Bio, works, projects, writings...

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada CV Carreira Profissional

Actividade Profissional

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Actividade Académica
  • Responsável pelo seminário « Computer Music II: Acousmatic Composition » e co-responsável pelo seminário « Sound and Music Design for Moving Images » do doutoramento em « Ciência e Tecnologia das Artes: Especialização em Informática Musical (Computer music) », Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (desde Setembro de 2008).
  • Professor em Paris VIII, no âmbito do pós-doutoramento: disciplinas de Composition Électroacoustique I (L2) e de Composition Électroacoustique II (L3) (2007-2009).
  • Membro do Conselho Científico do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (IPA), Lisboa (desde 2007).
  • Post-doctorando no CICM, MSH Paris Nord / Université Paris VIII, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Portugal), a partir de Janeiro de 2006. Projecto : InstallaSon - KITTy : Vers le développement d’outils d’assistance à la conception et construction d’espaces sonores navigables. Desde Janeiro de 2007: Integrado no CITAR - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes / Escola das Artes / Universidade Católica Portuguesa, no projecto PRICES: Research Project in Interfaces and Instruments: Applications in Sonic Art.
  • Bolseiro de doutoramento integrado no CICM, MSH Paris Nord / Université Paris VIII (bolsa da Fundação para a Ciencia e a Tecnologia (FCT) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal), de Janeiro de 2002 a Novembro de 2005. Projecto : L’Objet sonore : Situation, évaluation et potentialities – Un paradigme pour la création d’outils de composition musicale.

  • Exerceu funções na Escola Superior de Música de Lisboa como equiparado a professor adjunto (desde 1993/94) (Electroacústica e Composição). Também na ESML leccionou durante os anos lectivos de 1987/88 a 1990/91 na qualidade de Assistente do Curso de Composição e exerceu funções como subdirector (desde Setembro de 1995 a Setembro de 2001). Colaborou também na realização de Conferências promovidas no âmbito do Curso de Composição da Escola. [Debussy, Berio, Lima, etc.]

  • Colaboração numa sessão sobre Música Electroacústica na Escola Superior de Educação de Lisboa, com orientação a cargo da Professora Maria José Artiaga, 2000.
  • Realização de um seminário sobre Composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, Junho de 1997.
  • Realização de seminário sobre Música Electroacústica na Escola Superior de Educação de Coimbra, Julho de 1998.
  • Colaboração com a Escola Superior de Dança de Lisboa. Sessões no âmbito das aulas de Música nos CESE, 1997/98 (protocolo com a ESML).
  • Leccionou durante os anos lectivos de 1985/86 e 1986/87 na Escola de Música do Conservatório Nacional as Disciplinas de Composição (Harmonia) e Análise e Técnicas de Composição.
  • Leccionou durante o ano lectivo de 1987/88 e 1990/91 o módulo de Contraponto Modal da disciplina de Harmonia e Contraponto do Curso de Ciências Musicais (Universidade Nova de Lisboa).
  • Leccionou desde o ano lectivo de 1991/92 até 1994/95 na Escola Profissional de Música de Almada as Disciplinas de Análise e Técnicas de Composição.
  • Realização de seminário sobre Composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, Junho de 1997.
  • Realização do seminário «Samplers: uma abordagem teórico prática» na Escola Superior de Música do Porto, a convite da Oficina Musical do Porto (dir. Álvaro Salazar), Novembro de 1991 a Janeiro de 1992.
  • Leccionou o módulo de «Novas Tecnologias e Música» integrado no «Curso para Instrumentistas de orquestra» e no «Curso de Animadores Musicais» organizados pelo Sindicato dos Músicos e com apoio financeiro do Fundo Social Europeu, Setembro a Dezembro de 1988.
  • Leccionou os módulos de «Síntese de Som» e «Aplicações de Microcomputadores em Composição» integrados na «Escola de Verão — Novas Tecnologias e Música» organizada pelo Polo do Minho do Projecto Minerva/Universidade do Minho, Setembro de 1989.
  • Leccionou os cursos de «Novas Tecnologias e Música» organizados pela DIACOMA Junho e Agosto de 1991, sendo também responsável pela orientação pedagógica do plano de formação 91/92.
  • Leccionou vários cursos dedicados ao tema «Tecnologias e Música» organizados pela Juventude Musical Portuguêsa / CCIM — "samplers", "síntese sonora", etc. — desde 1994, sendo também responsável pela orientação pedagógica do plano de formação desde 1993.
Experiência na orientação
  • Disciplina de Projecto (4º ano, da Licenciatura em Composição, ESML, 1999-2001) - orientação de monografias.
Actividades como intérprete
  • Membro do grupo ColecViva (dirigido por Constança Capdeville), desde Outubro de 1985, na qualidade de assistente de direcção, técnica e percussão.
  • Piano e direcção musical no single «Inácio», edição Rádio Triunfo, 1982.
  • Piano, sintetizadores e direcção musical do LP «Sara Santiago», edição Rádio Triunfo, 1983.
  • Percussão em «Pílades» de Pier Paolo Pasolini, encenação de Mário Feliciano, música de Constança Capdeville, estreia no Centro de Arte Moderna, C.A.M. em 30 de Setembro de 1985.
  • Participação como intérprete, assistente de técnica (produção e/ou montagem de bandas magnéticas) e direcção, em vários concertos do grupo ColecViva, dirigido por Constança Capdeville, entre os quais:
    • ... E Vibrato,
    • Memoriae (Quasi una Fantasia) II (1986)
    • Depois da Valsa (comemorações "Viena 1900") (1986)
    • Fe....de...ri...co (50º aniversário da morte de F. Garcia Lorca) (1987)
    • ... Para um Stabat Mater (1987)
    • The Cage ( 75º aniversário de John Cage)
    • Erik Satie, como toda a gente (textos e mús. E. Satie) (1989) prod. Palavras por Dentro.
    • Wom, wom cat(h)y (... para Cathy Berberian) (1990)
    • Silêncio, depois (textos Samuel Beckett),(1990) prod. Palavras por Dentro.
    • Take 91 (1991)
  • Responsável pela parte sonora de uma performance audio-visual sobre esculturas de Nuno da Câmara Pereira, Sociedade Nacional de Belas Artes, Junho de 1986.
  • Percussão na obra «Libera Me», de Constança Capdeville, executada pelo Coro Gulbenkian e dirigida por Jorge Matta (concertos e gravação em disco ed. DBN), Setembro de 1986.
  • Outras Actividades
  • Colaboração no programa «Informática» emitido pela RDP2 — Rádio Cultura, de Gil Montalverne, desde Março de 1993.
  • Colaboração com a firma Diacoma (Junho a Outubro de 1991).
  • Participação no projecto «Intelmúsica» (UNL — FCT), direcção de Rui Falcão. Projecto de pesquisa sobre a aplicação de Inteligência artificial em Composição Musical, em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências e Tecnologia.
  • "Gráficos Musicais" — programa para Atari ST destinado ao ensino de música, produzido em colaboração com Laura Prado (projecto MINERVA), Rui Falcão e Joaquim Franco (U.N.L. — F.S.T.) — premiado no 1º. Concurso Nacional de Software para Educação, G.E.P./Projecto Minerva.
  • Trabalho de investigação e análise «Claude Debussy e o acorde do Tristão» não publicado, apresentado em comunicação no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, 1988.
  • Trabalho de investigação «Musicalishes Wurfspiel de Mozart ou o domínio do acaso segundo Cardano e Galileu» (1988), não publicado, apresentado em conferência na Física, Torres Vedras em Outubro de 1991 conjuntamente com «Algumas Observações a Propósito de Carl Philip Emanuel Bach».
  • Colaboração activa como membro do grupo ColecViva nos seminários «O Teatro Musical e o Intérprete hoje I e III», orientados por Constança Capdeville e efectuado no Centro de Arte Moderna, C.A.M. em Fevereiro de 1986 e Julho de 1988.
  • Assistente de Som (Cinema) na CINEQUANON, 1976 77.

Actualizado em Domingo, 17 Maio 2009 14:33