ANTÓNIO DE SOUSA DIAS

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Entrada R&D Jean-Claude Risset: Exemplos de síntese sonora

Jean-Claude Risset: Exemplos de síntese sonora

Descrição

Os patches Max e os ficheiros Csound são transcrições das técnicas desenvolvidas por Jean-Claude Risset.

No caso dos patches Max, trata-se da primeira vez que certas técnicas de Risset foram transcritas para uso em tempo real (as primeiras versões destes patches datam de 2001). Quatro exemplos foram escolhidos:

  • A modelização de um sino;
  • A cascata harmónica;
  • O glissando/mudança de oitava perpétuo;
  • O retardo com ou sem retroacção.

Os ficheiros Csound são exemplos de transcrições extraídas do Catálogo… (1969), de Ihnarmonique (1977) e de Countours (1982). Algumas das nossas transcrições não são as primeiras. Contudo, têm o mérito de referenciar as fontes entre as quais o texto de Denis Lorain e de manter um estilo de codificação mais próximo de Music V o que permite estabelecer uma melhor correspondência com as listagens originais.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um doutoramento apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Portugal).

Carregamento

icon Risset's Csound patches (72.25 kB) - Ficheiros Csound contendo exemplos extraídos do Catalogue (1969), de Ihnarmonique (1977) e de Countours (1982).

icon Risset's Max patches (138.79 kB) - patches Max

Artigos e referências

Sousa Dias, A. "Deux contributions à la pédagogie de la musique électroacoustique et l’informatique musicale", Actes des Journées d’Informatique Musicale, AFIM/GRAME, Lyon, 2007.

Di Scipio, A. « An Analysis of Jean-Claude Risset's Contours » in : Journal Of New Music Research, 29(1), 2000, p.1-21.

Dodge, C. ; Jerse, Th. A. Computer Music: Synthesis, Composition, and Performance. New York: Schirmer Books, 1985.

Lorrain, D. Analyse de la bande magnétique de l'oeuvre de Jean-Claude Risset "Inharmonique". Paris : Centre Georges Pompidou (Rapport IRCAM n° 26/80), 1980.

Risset, J.-C. An introductory catalog of computer-synthesized sounds (1969). Reedité dans The historical CD of digital sound synthesis, CD Wergo 2033-2, 1995, p.109-254.

Risset, J.-C. « Paradoxical Sounds » in MATHEWS, Max V. ; PIERCE, John R. Current directions in Computer Music Research, 1989, p.149-158.

Risset, J.-C. « Additive Synthesis of Inharmonic Tones » in MATHEWS, Max V. ; PIERCE, John R. Current directions in Computer Music, 1989, p.159-163.

Risset, J.-C., Arfib, D., de Sousa Dias, A., Lorrain, D., Pottier, L. « De "Inharmonique" à "Resonant Sound Spaces" : temps réel et mise en espace » in Actes des neuvièmes Journées d’Informatique Musicale, Marseille : ADERIM-GMEM, 2002, p.83-88.

Sousa Dias, A. « Transcription de fichiers Music V vers Csound au travers de OpenMusic », Actes des dixièmes Journées d’Informatique Musicale, AFIM, Montbeliard, 2003.

Sousa Dias, A. L'objet sonore : Situation, évaluation et potentialités -- Un paradigme pour la création d’outils de composition musicale, Thèse de doctorat, Paris, Université Paris 8, sous la direction de Horacio Vaggione, 2005.

Actualizado em Quinta, 21 Maio 2009 00:13